quinta-feira, 18 de março de 2010

O que somos?

Seria possível que existisse o universo sem que houvesse ninguém para vê-lo? Isto é, se nenhuma forma de vida estivesse aqui para ter consciência da matéria, do espaço e do tempo?
E o contrário? Seria possível que existisse uma consciência sem que houvesse um universo do qual ser consciente? Sem um mundo e sem um corpo, a consciência ainda teria consciência de si mesma? Seria uma consciência da consciência da consciência da consciência...
A quem diga que ambas situações são, impossíveis, e que o mundo só exista se um sujeito puder ter consciência dele, e que este sujeito só existe se puder ter consciência de algo.

Quanto à consciência:

Observando simples evidências, observamos que a consciência está diretamente relacionada à matéria.
Por exemplo, um dano na cabeça, ou uma droga afetam muito eficientemente a consciência ao causar alterações no cérebro que nada mais é do que matéria. Assim a consciência nada tem a ver com uma alma imaterial (se é que existe tal coisa. Se existir, não tem nenhuma consciência, por isso não a sentimos no corpo, pois só podemos sentir matéria).
A consciência está, portanto, no cérebro, condicionada a todas as leis da matéria do espaço e do tempo.

(É claro que tem várias coisas que não conhecemos, como outras dimensões e tantas coisa que nem podemos imaginar que poderiam explicar nossas almas, mas tentarei me manter no campo do conhecido.)

A consciência nasceu no universo e faz parte dele assim como qualquer pedra ou qualquer reação química.
Nosso corpo é feito de bilhões de outros corpos. Nosso ser é feito de bilhões de outros seres. Eles se juntam num sistema complexo para formar nossas consciências, nossas existências. Somos feitos com pedaços do universo, somos a vida e a consciência dele.
Nós somos o universo.

Do mesmo modo que cada neurônio do cérebro (cada um é um ser vivo), com suas funções básicas, se unem e se comunicam formando um complexo vasto que é mente e a consciência humana, cada ser humano se une e se comunica formando uma macro-consciência, e eis que o planeta Terra é um imenso cérebro.
No início da vida havia apenas seres unicelulares, que, com as mutações da evolução, vieram a se agrupar em seres mais complexos sucessivamente, e hoje os somos a união de vários seres microscópicos. Quando penso que sou apenas um ser, estou totalmente enganado, pois sou na verdade trilhões de seres. São os indivíduos unindo-se num sistema para formar um novo indivíduo muito mais complexo que é cada um de nós. E, do mesmo modo, nos unimos formando o imenso ser que é a biosfera da terra.
E a cadeia continua infinitamente enquanto existir vida.
O todo contido na parte.

Nós somos o início da tomada de consciência do universo. O que está acontecendo é isto: Ele quer existir, Ele quer pensar.
Imagine que você é uma pessoa sem consciência de si mesma. Você não existiria, a não ser, é claro, para as pessoas fora de você, mas para si mesmo, não existiria. O mesmo ocorre com o cosmos, mas agora (com o surgimento da vida) ele está adquirindo consciência de sua própria existência.
Nosso planeta é só o início. Nossa missão, como partículas da Grande Consciência é nos espalharmos pelas galáxias levando a consciência a cada canto obscuro e vazio, tornando-nos cada vez mais unos e mais conscientes de nós mesmos.
Somos um com o Universo, pois nós o somos. Tudo e uma coisa só.
Esta é a razão de estar-mos aqui.
É isso o que somos.

Ps: Segundo cientistas, mais de 90% da matéria existente no universo é matéria escura, que é um tipo de matéria impossível de ser vista, e que seria algo que desse uma espécie de ordem na disposição da matéria normal e que preenchesse o universo inteiro. Como se fosse um suporte, ou coisa parecida.


Abaixo vai uma imagem de como a matéria escura dispõe a matéria no universo:














que é incrivelmente parecido com os neurônios em nossa cabeça abaixo:

Nenhum comentário:

Postar um comentário